Com base nas informações do IPCA-15, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Fecomércio-BA realizou um levantamento onde aponta que os produtos mais procurados para o Dia dos Namorados estão com aumento médio de 8,7% em relação ao mesmo período do ano passado, na região metropolitana de Salvador, que foi de 4,73%. Dos 24 itens avaliados, o que mais variou positivamente, foi o sapato masculino, em 23,52%.
A inflação para a data mais romântica do ano para o comércio foi puxada pelos produtos ligados a vestuário e calçados, principal setor demandado para o Dia dos Namorados. Na sequência vem a blusa com alta anual de quase 20%, seguido de bermuda/short feminino, com incremento de 18,43%.
Outros produtos que também estão em alta são os de cosméticos e de higiene e beleza. Os artigos de maquiagem, por exemplo, registram aumento médio de 22,19%. Os produtos para pele sobem, em média, 16,39% e produtos para cabelo avança 14,43%.
“Não é por conta do Dia dos Namorados que os preços nesse segmento estão subindo. É um processo que vem desde o ano passado, com o encarecimento das matérias primas e dos custos logísticos, além, evidentemente, da recuperação da demanda”, destaca o consultor econômico da Fecomércio-BA, Guilherme Dietze.
Uma alternativa que era mais em conta, as bijuterias tiveram aumento médio de 14,64%, informa Dietze. Por outro lado, os itens eletrônicos estão com queda de preços. Quem puxa a lista negativa é o televisor, com recuo médio de 16,92%, seguido do computador pessoal, com -11,56% e aparelho telefônico, -9,56%.
Foto: Reprodução/Fecomércio-BA