A Receita Federal libera nesta quarta-feira (24), a partir das 10h, a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023.
O pagamento deste lote será feito em 31 de maio – mesmo dia que encerra o prazo para o contribuinte entregar da declaração deste ano – e o valor a ser pago é o maior da história: R$ 7,5 bilhões a 4,1 milhões de pessoas.
Vão receber no primeiro lote do Imposto de Renda os contribuintes que têm prioridade legal: idosos acima de 80 anos, contribuintes entre 60 e 79 anos, pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério e contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via Pix.
Veja quem recebe no primeiro lote de restituição do IR 2023:
Para saber se a sua restituição está disponível e se você será um dos contribuintes que receberão o lote em valor recorde no dia 31 de maio, acesse esta página da Receita (clique aqui) na internet, ou vá até a página principal da Receita Federal clique em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.
A página também apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no portal e-CAC.
Para quem já entregou, mas ainda não receberá a restituição neste primeiro lote, é importante ficar de olho no lote da restituição, mas não apenas para se programar para quando a grana cair. A consulta do Imposto de Renda é uma forma de acompanhar a situação da declaração para saber se há pendências ou se você caiu na malha fina.
Se a Receita Federal identificou alguma pendência no imposto de renda, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas. Acompanhar o processo é outra forma de fugir dos sustos ou do clássico hábito de gastar o dinheiro que ainda nem caiu na conta. Para não correr esses riscos, acompanhe a seção especial Imposto de Renda 2023 que o Valor Investe criou e atualiza com frequência com tudo que você precisa saber para preparar a declaração.
Foto: Marcelo Camargo – Agência Brasil