A Petrobras informou nesta segunda-feira, 22, que obteve autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para retomar a produção de mais oito instalações do Polo Bahia Terra. Com isso todas as 38 instalações que compõem o Polo Bahia Terra já foram liberadas para operação, o que possibilitará o reestabelecimento de 100% da produção total do Polo. O ativo, da Petrobras, responde por cerca de 32% da produção terrestre de petróleo e gás natural da Bahia.
Ano passado, a Petrobras colocou o polo à venda que foi arrematado pelo consórcio formado por Eneva e Petroreconcâvo. As empresas estavam prestes a assinar o contrato de venda quando o novo presidente da Petrobras, Jean Paul Prates (PT) suspendeu as venda de ativos e disse que a negociação do Polo Bahia Terra será reavaliada sob “uma nova ótica”
A PetroReconcavo chegou a adiantar R$30 milhões à Petrobras, para iniciar a fase de negociação dos termos e condições para a potencial aquisição das concessões associadas ao Polo Bahia Terra, mas nenhum contrato foi assinado.
A expectativa no setor é quanto a um posicionamento da Petrobras em relação à continuidade das vendas dos campos maduros que são antieconômicos para a estatal.