O comércio varejista na Bahia registrou queda de 0,9% no mês de abril, quando comparado ao igual período do ano passado. No mesmo período, as vendas do varejo nacional cresceram em 0,6. O resultado das vendas na Bahia no mês de abril reflete o impacto do deslocamento do feriado móvel da comemoração da Páscoa, que, no ano de 2017, se verificou em abril, e, em 2018, foi comemorado em março. Esse efeito calendário atingiu a maior parte dos segmentos que compõem o setor. As informações foram divulgadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan).
Por atividade, os dados do comércio varejista do estado da Bahia, quando comparados a abril de 2017, revelam que cinco dos oito segmentos que compõem o Indicador do Volume de Vendas registraram comportamento positivo, sendo responsáveis por amenizar o ritmo de queda das vendas no estado, sãos eles: os segmentos de Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (44,1%); Livros, jornais, revistas e papelaria (17,3%); Outros artigos de uso pessoal e doméstico (8,8%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (7,9%); e Móveis e eletrodomésticos (3,0%).
Quantos aos demais apresentaram comportamentos negativos. Listados pelo grau de magnitude das taxas em ordem crescente, têm-se: Tecidos, vestuário e calçados (-4,3%); Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-4,9%); e Combustíveis e lubrificantes (-9,1%). No que diz respeito aos subgrupos, verifica-se que registrou variação positiva o subgrupo Eletrodomésticos, com taxa de 6,2%. Enquanto nos subgrupos de Hipermercados e supermercados e de Móveis as variações foram negativas em 3,6 e 1,2% respectivamente.