A ONG Socioambientalista PRÓ-MAR realizou neste sábado (06), no Complexo Cultural Aristóteles Gomes, na Ilhota, em Vera Cruz, o lançamento da Eco Formação de educadores da Educação Infantil atuantes na Ilha de Itaparica.
A aula inaugural foi ministrada pelo professor e escritor Eugênio Mussak, que trouxe para o público cases da sua trajetória como Educador Ambiental, fazendo um convite à reflexão de como as nossas vivências diárias se conectam com a Ecologia e o Meio Ambiente.
Presidente da PRÓ-MAR e coordenador geral do Projeto Mares, José Roberto Pinto, o Zé Pescador, deu boas-vindas aos educadores presentes no encontro ressaltando que a educação sempre fez parte dos trabalhos realizados pela Organização. “A Eco Formação tem entre os seus desafios trazer para a prática os conteúdos teóricos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Referencial Curricular do Estado, no que tange as temáticas ambientais”, destacou a coordenadora do eixo de EA do Projeto Mares, Adriana Muniz.
Com carga horária total de 80h, a Eco Formação é uma iniciativa do eixo de Educação Ambiental do Projeto Mares, realizado em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. A ação atenderá cerca de 100 profissionais atuantes nas escolas das redes públicas e privadas de toda a Ilha até janeiro de 2024.
Para o secretário de Governo e Turismo da Prefeitura Municipal de Vera Cruz, André Reis, o trabalho de formação ambiental realizado pela PRÓ-MAR, por meio do Projeto Mares, é importante e necessário pela contribuição que trará na formação das crianças e da comunidade como um todo. Na ocasião o secretário anunciou a criação do Parque Municipal Marinho das Caramuanas, fazendo um convite à ONG a integrar a equipe que atuará na composição do projeto. Também estiveram presentes no evento representantes da Comunicação da Petrobras, Neylor Bahia, Liege Servo e Ediomaria Silva.
Foto: assessoria