Saturday, 19 de April de 2025
Euro Dólar

BCE REDUZ RITMO DE ALTA DO JURO PARA 0,25 PONTO E INDICA NOVAS ALTAS

João Paulo - 04/05/2023 10:09

O Banco Central Europeu anunciou hoje um aumento de 0,25 ponto percentual em sua taxa de juros, de 3,50% para 3,75%, a sétima alta seguida e dentro do esperado pelo mercado.

O juro do euro está agora no maior nível desde novembro de 2008. O ritmo de alta, porém, foi reduzido em relação aos ajustes anteriores, de 0,50 ponto, indicando maior cautela da autoridade monetária com a economia do euro ainda fraca e uma recente crise bancária que levou à venda do Credit Suisse para o UBS. O BCE também subiu o juro dos depósitos, de 3,00% para 3,25%. O BCE também sinalizou no comunicado que acompanhou a decisão que novos aumentos virão, afirmando que “futuras decisões vão garantir que a política de juros será levada para níveis suficientemente restritivos”.

Afirmou ainda que os índices de inflação desaceleraram recentemente, mas preços específicos continuam com pressões fortes. Em abril, os preços ao consumidor no euro subiram 7% na base anual, com o núcleo, que exclui alimentos e energia, em 5,6%. O BCE anunciou também que espera descontinuar até julho o programa de reinvestimentos em títulos do mercado pelo Programa de Compra de Ativos, com redução de 15 bilhões de euros por mês, o que deve representar outra forma de reduzir a liquidez do mercado.

As bolsas na Europa estão em queda, com o índice Euro Stoxx 600 recuando 0,87%. O euro cai 0,4% diante do dólar. Nos Estados Unidos, no mercado futuro, o Índice Dow Jones cai 0,80%, o S&P500, 0,70% e o Nasdaq, 0,46%, refletindo a decisão de ontem do Federal Reserve, o banco central americano, de subir o juro em 0,25 ponto, e novas preocupações com bancos, com o banco californiano PacWest em baixa de 47% no pré-mercado americano.

Fonte: BCE

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.