O contratos de PPP – Parceria Público Privada com empresas da China para construir a ponte Salvador-Itaparica foi motivo de negociação na viagem do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues à China.
O contrato estaria desequilibrado por conta da pandemia e dos juros elevados. Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, que acompanhou o governador na visita à China, no caso da ponte, as três estatais chinesas que fazem parte do consórcio pactuaram um contrato baseado em uma taxa Selic de 4% e hoje ela está 13,75%, quase 14% , ou seja, quase 10% a mais.
“Isso gerou o desequilíbrio. Está na lei das estatais chinesas que elas não podem fazer investimento em países ou regiões onde a taxa de retorno da sua operação seja menor do que o juro praticado naquele país, por dez anos”, disse o secretário em entrevista ao programa Isto é Bahia, da rádio A Tarde FM.
Segundo o secretário, uma das soluções para o impasse seria o governo chinês financiar com os juros chineses a construção da ponte. O secretário não disse, porém, como isso será realizado, afirmando apenas ter expectativa de que o processo de construção se inicie nos próximos 90 dias, com a sondagem e a dragagem.
As três empresas chinesas que compões o consórcio para a construção da ponte são CCCC South America Regional Company, a China Railway 20 Bureau Group Corporation (CR20) e a China Communications Construction Company Limited (CCCCLTD)] responsáveis por sete das dez maiores pontes do mundo.