Ambas as vias da capital baiana estão com novo limite máximo de velocidade, de 60 km/h
Um mês após a fase de adaptação, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) irá iniciar neste sábado (15), a fiscalização eletrônica de velocidade (radar) nas avenidas Orlando Gomes e Professor Pinto de Aguiar.
Ambas as avenidas estão com novo limite máximo de velocidade, de 60 km/h. A readequação, que era 70 km/h, integra um projeto que a Transalvador, em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, elaborou para reduzir o número de acidentes graves na capital baiana.
Desde o início do período educativo da mudança, 7.904 veículos transitaram pela Orlando Gomes com velocidade acima de 60 km/h, e pela Pinto de Aguiar, 9.483 deles trafegaram com velocidade superior ao novo limite da via.
“A fiscalização eletrônica tem como objetivo assegurar que os condutores respeitem o limite de velocidade da via, sendo um importante fator para promover mais segurança e reduzir o número de acidentes graves nestes locais”, explica o superintendente da Transalvador, Decio Martins.
Transitar com velocidade acima do permitido é uma infração prevista no artigo 218 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A depender do quão rápido o veículo esteja, a natureza da infração pode variar de grave a gravíssima e a multa pode chegar a R$ 880,41, caso o condutor exceda em mais de 50% a velocidade máxima.
Foto: Divulgação/Transalvador