quinta, 21 de novembro de 2024
Euro 6.0939 Dólar 5.8149

GERALDO JR. PARTICIPA DE LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL DO SENAI CIMATEC SERTÃO

Tácio Caldas - 13/04/2023 16:20 - Atualizado 13/04/2023

“Esse é mais um eixo de desenvolvimento para a Bahia, que além de desenvolver a economia, as atividades para este território, para esta região”, destacou Geraldo Jr.

Foi lançada nesta quinta (13), a pedra fundamental do novo campus Senai Cimatec Sertão e do Laboratório de Desenvolvimento de Produção (LDP), em Conceição do Coité, região sisaleira da Bahia.

O evento foi realizado pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e contou com a presença do governador em exercício, Geraldo Júnior (MDB), da primeira-dama do Estado da Bahia, Tatiana Velloso, e de secretários de Estado.

Fachada do evento – Foto: Feijão Almeida/GOV-BA

A importante parceria entre o Governo da Bahia e o Senai Cimatec é mantida através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Isso possibilita o desenvolvimento de projetos e plataformas, para oferecer auxílio especializado a agricultores.

Para Geraldo Jr., o lançamento do campus Cimatec Sertão é de extrema relevância para alavancar a economia local e trazer benefícios para o estado.

“Esse é mais um eixo de desenvolvimento para a Bahia, que além de desenvolver a economia, as atividades para este território, para esta região, com certeza vai reverberar em todo estado, fortalecendo a agricultura familiar e o setor produtivo”, destacou.

No mesmo evento houve a assinatura que pactuou parceria entre a Shell Brasil e o Senai Cimatec, dando início a uma nova fase do programa BRAVE (Brazilian Agave Development – Desenvolvimento de Agave no Brasil), que explora o potencial da planta agave sisalana como fonte de biomassa na produção de etanol, biogás e outros produtos no sertão nordestino.

O Brasil é o maior produtor de fibra de sisal do mundo, com 80 mil toneladas produzidas por ano. A vegetação sisaleira, muito explorada pelo artesanato, inclui a planta agave, que se destaca nos estudos sobre produção de energia limpa.

O programa conta ainda com a parceria de produtores de sisal, da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (Ufrb) e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

 

Foto: Feijão Almeida/GOV-BA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.