O turismo de negócios promete aquecer a economia na capital. No ano passado, o Centro de Convenções Salvador (CCS), na Boca do Rio, movimentou R$ 1 bilhão, e a expectativa é que os números de 2023 sejam ainda mais positivos.
Entre janeiro e março, a quantidade de eventos realizados no local superou em 49% o mesmo período de 2022. Já são 87 agendas para este ano.
Cerca de 150 mil pessoas devem passar pelo novo centro de convenções apenas para citar os eventos já confirmados, mas a expectativa é fechar o ano com 150 eventos – foram 96 no ano passado. O espaço está recebendo atualmente a Origem Week 2023, feira de produtos e negócios baianos, e um congresso de oftalmologia. Quem trabalha com o turismo comemora esses números.
Formada por congressos e conferências, a maioria dos eventos é o que o setor chama de MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions). Eles correspondem a 32% de tudo que é realizado no Centro de Convenções Salvador. Em entrevista ao Jornal Correio, o diretor geral do equipamento, Ludovic Moullin, explica que a agenda é sazonal:
“Temos congresso o ano inteiro, mas a alta temporada acontece de setembro a novembro, depois das chuvas. De dezembro a fevereiro temos muitos eventos culturais. Já as feiras começam a partir de agora. Os eventos regionais são planejados um ano antes da data, e atraem, em média, entre 3 e 5 mil pessoas. Os nacionais são planejados dois ou três anos antes, e têm cerca de mil participantes. Eu já tenho congresso sendo fechado para 2026”.
As feiras representam 24% dos eventos no principal centro de turismo de negócios da cidade e tiveram crescimento de 10% no primeiro trimestre, na comparação com o mesmo período do ano passado. Já os congressos e convenções cresceram 12%.
Entre dezembro e fevereiro, a demanda por congressos, feiras e eventos coorporativos diminui no Centro de Convenções Salvador por conta da temporada de férias, enquanto os eventos socioculturais crescem. Eles representam 18% dos negócios realizados no local. Em 2022, o espaço recebeu shows de Ivete Sangalo, Saulo, Silva e Anitta.
Apesar da visibilidade óbvia dos eventos culturais, a maior demanda do CCS é mesmo de turismo de negócios. Gilcério Lemos, presidente da Salvador Destination, entidade que promove a capital baiana no turismo de eventos e negócios, detalha algumas das ações para 2023.
Fonte: Correio
Foto: (Paula Fróes)