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DORITOS®, ANTRA E TODXS ABREM INSCRIÇÕES PARA RETIFICAÇÃO GRATUITA DE NOME PARA 700 PESSOAS TRANS E TRAVESTIS NO BRASIL

João Paulo - 30/03/2023 06:00 - Atualizado 30/03/2023

DORITOS®️, marca de snacks da PepsiCo – uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo com marcas como DORITOS®️, LAY’S®️, QUAKER®️, TODDYNHO®️, KERO COCO®️, GATORADE®️ e PEPSI®️ e que celebra 70 anos no Brasil em 2023 – anuncia, em parceria com a ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transexuais) e a TODXS, a abertura das inscrições para retificação de nomes de pessoas trans e travestis. A iniciativa foi lançada no Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro, e tem como intuito fornecer o benefício para aproximadamente 700 pessoas no Brasil.

A marca firmou um propósito e compromisso em estender o apoio à comunidade LGBTI+ para além do Mês do Orgulho, celebrado em junho, e essa é uma das primeiras ações do ano, inspirada pelo movimento-manifesto #RespeitaMinhaIdentidade, lançado em 2022. Com inscrições descentralizadas em 13 estados, cada instituição terá acesso aos dados cedidos e pelas pessoas interessadas, via autorização de uso, e poderá aplicar recortes no critério de seleção de acordo com o nível de vulnerabilidade no qual o público que acolhem se encontra. A seleção vai dar prioridade para as pessoas com maior nível de vulnerabilidade.

Para se inscrever, basta acessar http://www.doritos.todxs.org/ e encontrar o link de inscrição referente à organização localizada na região de preferência. As inscrições vão até 30/04. As retificações serão realizadas durante todo o ano de 2023 beneficiando as pessoas inscritas que forem selecionadas. Para possibilitar a ação, em 2022, DORITOS®️ doou o montante de R$1 milhão para as instituições parceiras.

Abaixo-assinado.

Para chamar a atenção da população brasileira para o tema e colocar luz ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, DORITOS®️, em parceria com a ANTRA e a Almap/BBDO, realizou no dia 29 de janeiro uma ação popular com foco em conquistar mais aliados para a causa. Por meio de uma ação em dois pontos da cidade de São Paulo, promotores (as) convidaram o público para assinar a petição por uma diagramação mais inclusiva no novo RG – dando continuidade à iniciativa de 2022 – assim como amplificar a informação sobre o projeto de retificação de nomes em parceria com a ANTRA e TODXS. Ao todo, mais de 800 pessoas aderiram ao movimento no dia, dando ainda mais força para a causa. Desde o início, o projeto já teve a adesão de mais de 18 mil pessoas.

Com um pacote de conteúdos educativos e engajadores sobre o tema, DORITOS®️ conta com um time de influenciadores (as) e criadores (as) de conteúdo trans, como Beta Boechat, Gabi Loran, Jupi77er e Gab Van, que vão divulgar as ações e iniciativas apoiadas por DORITOS®️ ao redor do país, assim como convocar os seguidores e seguidoras a continuarem apoiando a causa por um RG e políticas públicas que incluam pessoas trans e travestis como indivíduos da sociedade, assim como a da retificação dos nomes.

“Sabemos que, enquanto uma grande marca, DORITOS®️ tem um papel crucial no apoio à causa LGBTI+ e, em 2022, firmamos um objetivo muito importante de fornecer estrutura e visibilidade para as principais pautas do movimento. Nosso objetivo é que, por meio de nossas ações, mudanças de comportamento reais da sociedade ocorram em apoio à comunidade. Para isso, contamos com um time especializado que vem nos dando o suporte necessário para concentrarmos os esforços onde nossa ajuda é mais urgente a cada momento. Esperamos com isso que mais marcas, instituições e o apoio popular se estendam para além do mês de junho e se torne uma causa de todos e todas durante o ano inteiro”, comenta Cecília Dias, VP de Marketing para Salty na PepsiCo Brasil.

Novo RG e abaixo-assinado

Em março de 2022 foi aprovada a criação da nova carteira nacional de identidade que, apesar de incluir o campo para o nome social, obrigatoriamente apresentará campos como “sexo” e “nome de registro”. Segundo a ANTRA, a mudança é excludente para pessoas trans e travestis, principalmente aquelas que ainda não tiveram condições ou que enfrentam dificuldades no processo de retificação de nome no país, além de aumentar o risco de serem vítimas de violência ao apresentar um documento com esses marcadores, que muitas das vezes não as representa.

Pensando nisso, DORITOS®️ se uniu à causa e, em parceria com a instituição, lançou um abaixo-assinado em apoio à um novo modelo de RG mais inclusivo, além de investir na divulgação massiva da causa por meio das redes sociais da marca e influenciadores (as) parceiros (as). No final de 2022, o Ministério Público Federal requereu a suspensão do novo RG, que está em análise do Governo Federal, entretanto, para a marca e para a ANTRA, é necessário prosseguir com iniciativas que visam dar espaço, voz e estrutura para que pessoas trans e travestis tenham seus direitos garantidos no Brasil, uma vez que o tema segue em análise. A Ação Popular nº 1008800-39.2022.4.01.3500, distribuída pela ANTRA e pela ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos), questiona as mudanças do Novo RG instituído pelo Decreto nº 10.977/2022. Até o momento, mais de 18 mil pessoas aderiram à causa e manifestaram apoio ao movimento encabeçado pela instituição com o apoio de DORITOS®️. Para fazer parte, basta acessar: https://doritos.com.br

Trajetória e Doações

Desde 2017, DORITOS®️ abraça a causa da diversidade por acreditar na inclusão e na pluralidade, reforçando que todas as pessoas têm o direito e a liberdade de ser quem são. Ao longo dessa jornada, DORITOS®️ impactou e assistiu, direta e indiretamente, cerca de 111 mil pessoas por meio de suas doações que somam aproximadamente R$4 milhões para instituições com projetos sociais voltados ao público LGBTI+, bem como a capacitação por meio de cursos online 100% gratuitos. A capacitação oferecida por dois anos consecutivos teve como foco ajudar coletivos e organizações sociais que atuam com pessoas LGBTI+ a se profissionalizar e estruturar institucionalmente.

Diversidade no DNA

A PepsiCo tem a agenda de DE&I como uma das prioridades do negócio e também vem reforçando seu compromisso com a comunidade trans por meio de ações para suas pessoas. A exemplo disso, desenvolve desde 2020 o programa TransFormar, que tem como objetivo atrair, contratar e incluir profissionais transgênero por meio de políticas, benefícios, sensibilização e instalações com foco em ter um ambiente cada vez mais diverso.

Recentemente, passou a oferecer para seus/suas funcionários(as) trans e dependentes trans o benefício de retificação de nome e gênero em documento, com auxílio financeiro e jurídico. Além disso, disponibiliza suporte psicológico por meio de programas internos de apoio à saúde mental e terapia junto ao plano de saúde, sem limite de sessões.

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