Capital baiana também alcançou o terceiro lugar no país no mesmo período.
Salvador lidera a geração de empregos no Norte e Nordeste e ocupa o terceiro lugar entre as capitais do Brasil, com saldo positivo de 788 vagas formais registradas no mês de janeiro, de acordo com o levantamento realizado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Foram criados 2.175 postos de trabalho, sendo 1.528 gerados no setor de serviços, 626 na construção civil e 21 na agropecuária, enquanto a maior quantidade de perdas foi observada nos setores de indústria (966) e comércio (421). O resultado fez a cidade subir três posições no ranking geral das capitais, superada apenas por São Paulo (SP) e Goiânia (GO).
Para a secretária de Desenvolvimento Econômico do Município, Mila Paes, os dados mostram que a capital baiana vem alcançando gradativamente a estabilidade econômica. A secretária municipal da Fazenda (Sefaz), Giovanna Victer, destacou que o enfrentamento ao desemprego gerado, sobretudo, pela pandemia da Covid-19 não é apenas um desafio da União, mas também de estados e municípios.
A capital baiana terminou o ano de 2022 como a 2ª capital do Nordeste que mais gerou empregos formais, atrás apenas de Fortaleza (CE), e a 6ª entre as capitais do país, com saldo positivo de 33.343 novas vagas de trabalho com carteira assinada. Os setores de serviços (58,6%), construção civil (26,8%), indústria (7,4%) e comércio (7,2%) registraram os números mais significativos.
Fonte: Secom Salvador
Foto: Jefferson Peixoto/Secom