Declaração foi feita durante a abertura do ano letivo da Rede Municipal de Ensino, nesta segunda (06)
Por: Douglas Santana Ferreira
Nesta segunda (06), o prefeito Bruno Reis (UB) rebateu as críticas feitas pelo presidente do PT Bahia, Éden Valadares, que questionou o baixo percentual de ônibus com ar-condicionado em Salvador e demais promessas do grupo que ocupa a gestão municipal desde 2013.
Bruno cobrou a verdade do opositor partidário e desafiou a provar que ele ou o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, tenham prometido renovar 100% da frota de ônibus da capital baiana. O gestor ainda reiterou o pedido de isenção do imposto estadual e federal em relação ao setor de transportes como uma ‘solução definitiva’ para o problema.
“Manda o governo estadual isentar o óleo diesel do combustível, e o governo federal isentar PIS e COFINS dos insumos do transporte público, porque da prefeitura já isentamos tudo. Nós não cobramos impostos das concessionárias. A obrigação que elas têm é renovar a frota com ar-condicionado. Já renovamos 40%”.
E completa:
“E desafio qualquer um provar que eu ou ACM Neto, em algum momento, assumimos o compromisso de renovar 100% da frota com ar-condicionado. Pelo contrário, isto nem foi plataforma do meu plano de governo. Eu desafio vocês irem pegar lá, diante da gravidade e da responsabilidade do problema”, desafiou.
O prefeito de Salvador ainda fez críticas ao governo da Bahia sobre as obras de mobilidade, prometidas pelo estado, mas que não saíram do papel.
“A ponte Salvador-Itaparica era para ser inaugurada em 2013, o Centro de Convenções da Bahia está nas condições que está, o VLT do subúrbio que tem três anos que tiraram o trilho e não bateram um pedaço de pedra. Mas eu não estou aqui para falar de ninguém, agora quero compromisso com a verdade. Quem estabeleceu que queria fazer e não fez foram eles, diferente da gente que temos responsabilidade e compromisso com que assumimos”, concluiu.
Foto: Gabriela Araújo/bahia.ba