Mais que uma tendência, a Economia Circular é uma nova necessidade e uma oportunidade. Lideranças se conscientizam sobre a importância de diminuir o descarte de resíduos e a dispersão de poluentes no mundo, mas a Confederação Nacional da Indústria (CNI) identificou, em pesquisa, que 76% das indústrias brasileiras adotam alguma prática de Economia Circular, mas a maior parte não as associa ao conceito.
Como oportunidade, a Economia Circular responde pelo uso mais eficiente e sustentável de recursos naturais. A indústria tem grande potencial de protagonismo reutilizando recursos de matéria-prima para novos produtos e inovando na manutenção dos materiais no ciclo produtivo. A adoção de práticas da Economia Circular é vista pelos empresários como produtiva: reduz os custos operacionais, aumenta o aproveitamento de matéria-prima na empresa, ajuda na fidelização de clientes, melhora a imagem, aumenta a receita, contribui para a criação de novos empregos, potencializa a prestação de serviço adicional e potencializa a troca de resíduos entre empresas da mesma região.
Pensando nesse contexto, com o apoio da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT), em parceria com Núcleo de Sustentabilidade e Economia Circular (NUSEC), como parte integrante das estratégias de negócios e operações da indústria têxtil brasileira, o SENAI CETIQT Barra elaborou o curso Economia Circular e Produção Sustentável. Ele tem como objetivo formar profissionais capazes de atuar em processos produtivos sustentáveis, implementando o conceito de economia circular na cadeia produtiva, considerando aspectos regulatórios e técnicas mais limpas de produção.
“Como nosso modelo econômico atual é extrair, produzir e desperdiçar, a Economia Circular se tornou uma alternativa muito atraente, uma vez que ela busca redefinir a noção de crescimento, com foco em benefícios para toda a sociedade, já que engloba desde o redesenho de processos, produtos e modelos de negócio até a gestão da utilização dos recursos. Sua implementação pode construir resiliência a longo prazo, gerar oportunidades econômicas e de negócios, proporcionando benefícios ambientais e sociais em qualquer escala, para grandes e pequenos negócios, para organizações e indivíduos, global e localmente”, analisa Liliana Coelho, Especialista em Desenvolvimento de Negócios Educacionais, do SENAI CETIQT.
O curso de pós-graduação de Economia Circular e Produção Sustentável do SENAI CETIQT é uma oportunidade ímpar para os profissionais da indústria brasileira saírem na frente no que diz respeito ao tema, porque é pensado em todo o ciclo produtivo, diferente de outras ofertas do mercado que são mais voltadas para a área de gestão. “Preparar profissionais para discutir com propriedade e implementar a economia circular no Brasil é urgente e é um dos caminhos para que a indústria brasileira possa ganhar competitividade e avançar na sustentabilidade”, encerra Liliana. Curso de pós-graduação “Economia Circular e Produção Sustentável”