Neste momento, já estão sendo disponibilizados 65 serviços municipais.
A Prefeitura lançou a plataforma Salvador Digital, um sistema integrado que reúne bases de dados de todos os órgãos da gestão, promovendo mais eficiência e acessibilidade. A iniciativa foi apresentada pelo prefeito Bruno Reis e pelo secretário de Inovação e Tecnologia (Semit), Samuel Araújo, nesta segunda-feira (30), durante evento no Porto Salvador, no Comércio. Durante a apresentação da plataforma, a Prefeitura também lançou o serviço de WhatsApp para ampliar o atendimento à população.
Ambas as iniciativas integram o Plano Diretor de Tecnologia e Inovação (PDTI). O prefeito Bruno Reis ressaltou que a Prefeitura passa agora a ter um único portal de acesso, que contempla desde serviços de saúde até ações de manutenção da cidade. Com as novidades será possível, por exemplo, identificar as principais demandas e quais produtos são mais consumidos pelo cidadão.
Acesso
A nova ferramenta pode ser acessada gratuitamente pelo link salvadordigital.salvador.ba.gov.br através de qualquer smartphone, computador ou tablet. O cidadão deve possuir cadastro no GOV.BR, portal federal de unificação de canais digitais, para conseguir realizar consultas e agendamentos referentes à gama de serviços ofertados pelo Executivo municipal da capital baiana.
Hoje, a ferramenta oferta serviços dos órgãos municipais de forma direta ou indiretamente, redirecionando o usuário aos respectivos portais de atendimento. Deste modo, já é possível encontrar demandas da área de Saúde, como por exemplo, emissão de cartões de vacina e do SUS, conferência de resultado de exames laboratoriais, entre outras solicitações. Além do portal, o cidadão pode acessar os serviços e fazer críticas e sugestões também de forma prática e rápida através do WhatsApp, através do número (71) 98791-3420.
Serviços
Na seção de Finanças e Tributos, dá para emitir segunda via de IPTU e outros impostos municipais, enquanto que na categoria Social há informações e solicitações de benefícios e programas de transferência de renda. A lista de categorias tem ainda Trânsito e Transporte, Turismo e Cultura, Ordem Pública, Animal, Defesa Civil, Mulher, Administração e Gestão, Educação, Esporte e Lazer, Defesa do Consumidor, Infância e Juventude, Urbanismo e Habitação, Segurança Urbana, Cidadania e Diversidade, Infraestrutura e Manutenção Urbana, Empreendedorismo, Emprego e Renda, Saneamento, Meio Ambiente e Sustentabilidade.
A ferramenta ainda apresenta outras funcionalidades informativas como localização de aplicativos úteis, consulta ao Diário Oficial do Município (DOM), Portal da Transparência, Legislação Municipal vigente, assim como estrutura organizacional da Prefeitura. Dispõe também de sistema de Ouvidoria e apresenta uma área exclusiva para usuário, na qual é possível personificar, favoritar serviço e acompanhar as solicitações realizadas na aplicação. A plataforma oferece acessibilidade com Libras, conteúdo audiodescritivo e até atendimento por videochamada.
Foto: Betto Jr./Secom