domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.0557 Dólar 5.8319

EMPRESAS DO GRUPO 3G ESTÃO SOB OLHAR DO MERCADO

Redação - 27/01/2023 07:24 - Atualizado 27/01/2023

Os problemas contábeis que afetaram as Lojas Americanas nos últimos dias colocou outras empresas do grupo 3G Capital sob olhares do mercado.

O grupo é principal acionista de algumas outras empresas na bolsa como a Ambev (ABVE3) e Zamp (ZAMP3). Analistas acreditam que, as outras companhias que constam no portfólio do 3G, podem sofrer volatilidade a curto prazo, mas não devem ser tão afetadas pela crise da varejista.

Para Armando Borba, planejador financeiro CFP e sócio da Matriz Capital, as empresas do grupo tendem a sofrer de uma crise de confiança, que deve afetar o 3G Capital, por um tempo. Ygor Guedes, head de alocação da InvestSmart, parte da mesma opinião, reforçando  que o caso da Americanas relembra os investidores de outros casos de problemas contábeis no passado. Desde o anúncio do rombo da varejista, inicialmente em R$ 20 bilhões, no dia 11 de janeiro deste ano, até a última quarta-feira (25), as ações da Ambev (ABVE3), da Zamp (ZAMP3) e da Kraft Heinz (KHCB34), registraram oscilações negativas.

No caso da fabricante de bebidas, o recuo no período foi de 4,06%, segundo levantamento do TradeMap a pedido do BP Money. “Dentre os motivos para essa queda, podemos citar a cautela dos investidores com as empresas do grupo 3G Capital. Até porque, ainda existe a dúvida se os sócios controladores precisarão vender parte das ações da Ambev para cobrir a inconsistência contábil da Americanas”, explicou Guedes.

Para Borba, no entanto, a volatilidade nos ativos da cervejista era esperado, mas, caso o balanço da companhia não apresente surpresas no quarto trimestre, é possível que o ativo recupere a cotação anterior ao evento. O mesmo movimento visto na Ambev aconteceu com Zamp, dona do Burger King, e Kraft Heinz, que caíram, respectivamente, 5,6% e 7,97%, também de acordo com levantamento do TradeMap. A título de comparação, o Ibovespa subiu 1,56% no mesmo período.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.