Em 2020, após a Braskem receber a certificação OCS Blue, a companhia ganhou protagonismo na implementação do Programa Pellet Zero – OCS® na América do Sul.
Como pioneira no Brasil, a Braskem continua trabalhando para reforçar seu compromisso em prol da economia circular e da sustentabilidade e mitigar a perda Pellets, flocos e pós na produção de resinas termoplásticas. A continuidade desse trabalho foi fundamental para a recertificação do selo em 2022, concedida após uma auditoria externa realizada pela Plastivida, licenciadora da Operation Clean Sweep® no Brasil, em todas as unidades Brasil.
“Graças ao esforço e mobilização de diversas áreas e equipes da companhia, em 2022 conseguimos evoluir no plano de ação, compartilhamento de boas práticas e acompanhamento dos indicadores de desempenho. A recertificação OCS Blue mantém a Braskem no mais alto nível de um grupo de empresas globais que buscam evitar que Pellets, flocos e pós cheguem ao meio ambiente, especialmente rios, mares e oceanos”, explica Sílvia Migueles, Diretora de Logística da Braskem na América do Sul.
Desde 2017, no Fórum Setorial dos Plásticos – Por um Mar Limpo, a área de Projetos Logísticos da Braskem tem atuado no desenvolvimento do Programa Pellet Zero. Em 2019, as áreas de Operações Logísticas e Industriais se engajaram para reforçar os compromissos da companhia firmados publicamente em prol da economia circular. Assim, a empresa se uniu ao Programa Pellet Zero no Brasil, iniciativa global para gerenciar a perda de Pellets, flocos e pós nos processos produtivos – pellets são os grânulos milimétricos de resina termoplástica utilizados para produção de itens plásticos e podem se dispersar nas fábricas e operações logísticas.
Ao aderir a iniciativa, a Braskem firmou um compromisso de melhoria interna contínua, e de renovação de suas as práticas ao longo dos anos. “A adesão ao Programa Pellet Zero somada à recertificação conquistada, posiciona a Braskem como protagonista em um processo de transformação de cultura e de comportamento, que tem como objetivo evitar que pellets, flocos e pós atinjam sistemas de drenagem, córregos, rios e cheguem aos mares e oceanos, conservando assim o meio ambiente para as gerações futuras”, destaca a executiva.
O Programa Pellet Zero também promoveu medidas específicas nas áreas industriais e de logística, como alterações no piso, aquisição de aspiradores, instalação de coletores para captura de pellets, flocos e pós, instalação de proteções nos equipamentos para conter perda de material e instalação de grades coletoras de pellets nas canaletas de escoamento de água e drenagem pluvial. Houve, ainda, implementação e melhorias na utilização de embalagens, sistemas de envase e nos métodos de carga e descarga dos caminhões que transportam as cargas. Os avanços de melhorias e todo o processo de auditorias para obtenção do OCS Blue no Brasil foram acompanhados por meio de um aplicativo desenvolvido pela própria Braskem para registro de indicadores e compartilhamento de boas práticas. Ele evidencia que a certificação é um processo contínuo de desenvolvimento e monitoramento, feito de forma transparente e rastreável.
E o processo não para por aqui. Avançando em mais um dos pilares do Programa Pellet Zero, a Braskem tem como novo objetivo engajar a cadeia logística nesta causa. Para isto, realizou em 2022 workshops sobre tema junto aos seus prestadores de serviços e operadores logísticos a fim de estimular a certificação por eles, tornando este item como requisito técnico a ser cumprido para a prestação de serviços na Braskem.