A Educação que a gente quer precisa garantir a plena aprendizagem e o total acesso a todas as crianças e jovens, independente de sua situação socioeconômica, gênero, cor ou se tem ou não algum tipo de deficiência, seja qual for.
Por isso, a prefeitura de Itapetinga tem investido em métodos para construir uma educação inclusiva, que seja capaz de, mais do que ensinar, promover autonomia e socialização àquelas que crianças que possuem qualquer tipo de necessidade especial.
Nas escolas, a implantação do AEE (Atendimento Educacional Especializado) vem auxiliando na adequação dos alunos que precisam de atenção em aspectos específicos. Neste tipo de atendimento, um profissional, em parceria com o educador da turma, verifica as barreiras para a aprendizagem e escolhe ambientes e formas de trabalho adequadas para cada estudante.
Com a criação do CAEE (Centro de Atendimento Educacional Especializado), o município dá mais um passo para atender às demandas dos alunos especiais. No contraturno da escola, os alunos podem passar por profissionais capazes de desenvolver habilidades, minimizar dificuldades de aprendizagem e/ou socialização e auxiliar a escola com orientações sobre atividades que podem ser propostas aos estudantes que, por algum motivo, não consigam acompanhar a turma.
Neste ano, o CAEE amplia seu quadro de profissionais, atendendo ainda mais a demanda da sociedade. Integram o grupo, agora, fonoaudiólogos, profissionais de braile e soroban, novos psicólogos e psicopedagogos, ampliando sua capacidade de atendimento e especialização nas mais diversas áreas. “Todo aluno, independente das dificuldades, poderá beneficiar-se dos programas educacionais, desde que sejam dadas as oportunidades adequadas para o desenvolvimento de suas potencialidades. Não se pode falar em cidade educadora se a educação não chegar, de fato, para todos”, afirmou o secretario de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, Fábio Viana.
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