O governador Jerônimo Rodrigues e o ministro-chefe da Casa Civil Rui Costa, ambos do PT, vistoriaram os residenciais do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), que serão entregues em data ainda a ser definida pelo Governo Federal.
Os políticos fizeram um sobrevoo, na manhã deste sábado (14), em Santo Amaro e desembarcaram em Feira de Santana para ver de perto o abandono das intervenções.
Em Feira de Santana, o empreendimento foi construído em 2016 e não foi entregue à população pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Por conta do abandono e da falta de providências do último governo, parte da estrutura física foi comprometida, necessitando de reparos. A expectativa é de que, em um prazo de até 30 dias, os reparos sejam concluídos e o espaço seja inaugurado.
“São recursos públicos que foram abandonados, maltratados, e temos que fazer, agora, um novo investimento. Não é entregar e deixar o povo sem monitoramento. É importante, também, que tenhamos interação com o poder público municipal”, afirmou Jerônimo, que completou: “ontem, esteve aqui, por minha determinação, agentes da Segurança Pública, e vamos enfrentar esse debate também do combate à violência. A tropa vai continuar aqui até a data necessária para manter a paz e a tranquilidade para Feira de Santana”.
Rui Costa lembrou que uma das prioridades do presidente de Lula é voltar a entregar casas para o povo morar: “eu vim aqui para fazer uma vistoria, de perto. É preciso repor o material que foi furtado. Portanto, vamos precisar, na melhor das hipóteses de mais alguns dias para estar em condições de ser entregue às famílias. Faremos isso o mais rápido possível. Já vou combinar com a Caixa Econômica e com o governador Jerônimo as providências a serem tomadas. O presidente vai anunciar o ato de inauguração, a retomada do programa Minha Casa, Minha Vida, já que ela foi interrompida na faixa 1, que é este perfil destinado às pessoas com menor faixa de renda”.
De acordo com o chefe do Executivo baiano e o ex-governador, Lula deve vir à Bahia, ainda sem data oficial, para o relançamento do programa habitacional. Rui e Jerônimo ainda cumprem agenda em Lauro de Freitas, neste sábado. Também estavam presentes no encontro o presidente da Conder, José Trindade; o titular da secretaria de Relações Institucionais (Serin), Luiz Caetano; o deputado federal Afonso Florence e o deputado estadual Ângelo Almeida, que serão nomeados secretários estaduais para as pastas da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, respectivamente.
Foto: Manu Dias/GOVBA