Quando comparado a 2021, o crescimento foi de 260%.
A Neoenergia Coelba removeu, em 2022, a maior quantidade de fios irregulares de telecomunicação da história. No ano passado, foram retiradas cerca de 200 toneladas de cabos e equipamentos de telefonia e internet instalados irregularmente em toda a Bahia, uma média de 545 quilos por dia. O resultado histórico é fruto das ações integradas da distribuidora, que neste ano aumentou o número de técnicos na fiscalização dos postes. Além de garantir a qualidade no fornecimento de energia para a população, a retirada desses equipamentos garante a segurança das pessoas e evita incêndios em fiações.
O volume de cabos removidos no ano passado é cerca de 260% superior a 2021. Para alcançar o resultado, os técnicos da distribuidora realizaram cerca de 60 mil fiscalizações em todo o Estado. Em campo, as equipes técnicas fazem a remoção dos cabos e das caixas irregulares de internet. Os equipamentos que não respeitam os padrões técnicos, como switches e cabos UTP/STP e que são energizados a partir de uma ligação clandestina, se tornam um dos maiores ofensores na ocorrência de incêndios nas redes.
A distribuidora também realiza a notificação às empresas que estão com os fios fora dos padrões técnicos de segurança e descumprindo o contrato firmado com a Neoenergia Coelba. No ano passado, mais de 25 mil notificações foram emitidas. O número é 174% superior quando comparado a 2021.
Complementar às atuações em campo da distribuidora, o cliente também pode ser um aliado da Neoenergia Coelba no combate às ligações irregulares de internet e telefonia. No site da distribuidora, é possível verificar se a empresa que oferece o serviço de internet para a sua residência está regular. Para acessar, basta seguir os seguintes passos: Acesse o site (www.neoenergiacoelba.com.br) > na página principal, selecione “Atendimento > “Compartilhamento de postes” > clique em “Empresas de Telecom Habilitadas”.
Foto: Divulgação/Neoenergia Coelba