domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.0557 Dólar 5.8319

MERCADO: 47% DAS EMPRESAS PRETENDEM ABRIR NOVAS VAGAS ESTE ANO

Redação - 08/01/2023 08:30 - Atualizado 10/01/2023

Um novo ano acaba de começar e, com isso, também as especulações sobre o comportamento do mercado de trabalho durante o período.

De acordo com o Guia Salarial, um levantamento feito pela consultoria Robert Half, oito setores vão se destacar em 2023, e liderar em termos de  contratações: engenharia, finanças e contabilidade, jurídico, mercado financeiro, recursos humanos, seguridade, tecnologia, vendas e marketing.

Segundo a empresa de consultoria, o que explica essa expansão é que muitos empreendimentos procuram estruturar-se nos primeiros meses do ano, para seguir com uma base sólida de funcionários nos seguintes. Ainda segundo a Robert Half, 47% dos negócios pretendem contratar em 2023.

Além das áreas citadas no Guia Salarial, Adriana D’Almeida, professora da unifacs e consultora em gestão de pessoas e carreira, também acredita que o setor de saúde será um dos com mais demanda neste ano. Porém, Adriana ressalta com maior destaque as carreiras relacionadas à tecnologia.

“O setor de TI acaba impactando todas as áreas, não só a de tecnologia em si, mas todas as que englobam processos automatizados nas interações com clientes e usuários. Com o seu avanço, ela avança todas as outras. Por exemplo, falando da área de recursos humanos mesmo, que é a minha, a gente já tem inteligência artificial para triar currículo, e aplicativo para avaliações de desempenho”, explica.

“Vejo esse movimento de muitas contratações desde 2022. Durante o período entre 2020 e 2021, com a pandemia mais forte, não haviam vagas. Mas, do ano passado para cá, o número de vagas e de pedidos de indicação aumentou muito, esse é um movimento de aquecimento que deve se manter”, diz a professora.

Adriana também fala sobre a crescente consolidação do home office, pontuando que o modelo é até mais econômico para as empresas. Mas, chama a atenção para o desafio de, nesse processo, não se perder a identidade da marca por conta do pouco contato presencial entre os funcionários.

Foto: Rafaela Araújo | Ag. A TARDE

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.