A Operação Gêmeos da Polícia Militar registrou uma redução de 35,5% no número de roubos a coletivos na capital baiana em 2022, em comparação ao ano anterior, o que representa 455 roubos a menos em números absolutos.
No primeiro semestre do ano passado a redução foi de 32%, enquanto no segundo semestre o percentual registrado foi de 40% a menos no número de roubos a coletivos.
Para o comandante da Operação Gêmeos, major Valnei, os principais fatores que implicaram na redução de 35,5% estão: a ampliação das ações operacionais para alcançar os diferentes modais da capital (novo BRT); o uso de novas ferramentas tecnológicas, a intensificação do motopatrulhamento em determinadas avenidas, a implantação da Ronda Noturna (translado dos funcionários do sistema de transporte coletivo por ônibus) e parcerias com a vigilância do Sindicato dos Rodoviários e imprensa.
O major ressaltou ainda o envolvimento de diversas equipes da corporação nas ações ostensivas para coibir este tipo de delito. “Nosso maior diferencial para o alcance desse resultado foi o trabalho integrado envolvendo diferentes parceiros na redução da violência e prevenção aos roubos a coletivos, principalmente as Companhias Independentes, os Comandos Regionais (capital e RMS) e o Comando de Policiamento Especializado com a Operação Septem ”, destaca o major Valnei.
Foto: divulgação