O ativista do movimento negro, investigador da Polícia Civil há 20 anos, Secretário de Comunicação do PSOL, e ex- candidato ao Governo da Bahia, Kleber Rosa, afirma que a segurança pública será o principal desafio dos próximos 4 anos da gestão de Jerônimo Rodrigues.
O psolista aponta três elementos que considera como fundamentais ao processo de mudança da segurança pública baiana: inserção de câmeras nos fardamentos dos policiais militares, revogação de portaria estadual que atribui à polícia militar o poder de investigar os autos de resistência, e valorização do trabalho de investigaçao criminal dos policiais civis.
O psolista destaca que a adoção de câmera nos uniformes dos policiais é uma medida comprovadamente eficaz, já foi adotada por São Paulo, e pontua que a próxima gestão precisa, em caráter de urgência, revogar portaria estadual que atribui a polícia militar a função de investigar os casos que decorrem em óbito e que envolvem policiais militares.
” Precisamos revogar, com urgência,a portaria estadual que acaba facilitando a recorrência de ações truculentas e equivocadas cometidas pela Polícia Militar e que corroboram com o quadro atual que vivemos na Bahia de extermínio da juventude negra. A investigação criminal é atribuição da Polícia Civil e não da Polícia Militar. É fundamental colocarmos a polícia civil no centro da ação policial e adotarmos um modelo de segurança pública que valorize a investigação criminal em detrimento do modelo pautado no confronto, na ação bélica. Dessa forma, estaremos desmilitarizando a segurança pública da Bahia”, sugere kleber Rosa.