Dois estados nordestinos fazem parceria de cooperação buscando minimizar ações de pragas atuantes na fruticultura
Por Tácio Caldas
O acordo entre a Bahia e Pernambuco foi selado nesta terça-feira (27) em um evento realizado no estado localizado no leste nordestino. Nele foi assinado o convênio entre os estados para já iniciar os trabalhos na região.
As atividades serão promovidas buscando a implementação de ações para realizar o controle de pragas que prejudicam a fruticultura voltada à exportação, em especial da manga e da uva, já que isto também afeta as economias estaduais.
Um exemplo dessas ações é a construção de um plano para a criação e manutenção da zona comum de proteção sanitária com monitoramento e controle fitossanitário de pragas, como a incidência de moscas e suas larvas nas produções.
Com essa parceria, ambos os estados reconhecem a importância do Vale São Francisco no cenário nacional para a capacidade de produção frutícola e o alcance dos produtos gerados nos mercados internacionais.
Vale lembrar que a fruticultura no Vale do São Francisco é responsável por mais de 90% da produção de manga e uva, gerando cerca de 60 mil empregos diretos e outros 200 mil indiretos.
Foto: Codevasf/Divulgação