Commaisde2milhõesdecasosdiagnosticadosnoBrasil,as varizesprovocamveias dilatadas, geralmente nas pernas e nos pés. Além de uma preocupaçãoestética apenas, as varizes podem ocasionar dor, desconforto ou ainda indicarum problema circulatório mais sério.
A condição tende a se agravar com o calorexcessivo.OprofessordocursodeMedicinadaFaculdadePitágorasEunápolis,cirurgiãovascular,Denes Marques De Figueiredo,dámaisdetalhessobreoproblemadesaúde.
O que são? Mais frequente nos membros inferiores, aquelas veias tortuosas,irregularesequeficammaisaparentesnapele,comcorazuladaouesverdeada,podendo até serem avermelhadas, são conhecidas como varizes. “É dessaforma que elas deixam de realizar suas funções no sistema circulatório com amesmaeficiênciadeantes,porcontadaalteraçãonaparededaveiaealteraçãono funcionamento das valvas, as quais tendem a direcionar o fluxo do sangueem um único sentido, que é dos pés pasta o coração, não permitindo que eleretorne,fenômenoestequilesechamarefluxo”,esclareceomédico.
As varizes possuem calibres variados, mas isso só pode ser analisado pelomédico, após avaliação do paciente. Dentre os sintomas mais comuns estãodormência, dor, inchaço, cansaço e sensação de peso nas pernas. “A consultapodeevitarcomplicaçõesgravespormeiodeumdiagnósticoapontadoaindanoinício. No calor, a atenção deve ser redobrada, evitando banhos muito quentese apostar na aplicação de cremes, gel e loções para aliviar o desconforto comossintomas”.
Estudosindicamquevarizessãomaisfrequentesemmulherescomidadeentre20 e 50 anos, mas podem surgir e agravar em qualquer idade; no entanto oproblematambématingeoshomens.
Dentreosfatoresquecontribuemparaosurgimentodasvarizesestãoobesidade,longashorasempéousentado,faltadeatividadefísica,envelhecimento,alteraçõeshormonais(queacontecemtambémduranteagravidez), uso de anticoncepcionais, número de gravidezes, além da herançagenética.Ascomplicaçõesmaisgravesdadoençaincluemtromboflebites,dermatite ocre (manchas de cor marrom que surgem nas pernas), sangramento(porrupturadovaso)eferidasvenosas(úlceravaricosa).
Acondiçãonãotemcura,mastemcontroleetratamento.Possuicaráterhereditário, por isso não existem medidas muito eficazes na prevenção, masrecomenda-se evitar passar longas horas em pé, repousar, manter as pernaselevadaseáguafriaparaaliviarossintomasdasvarizes.Aconsultaaomédico
especialistaéessencialparainícioimediatodetratamento,quepodesermedicamentoso e até cirúrgico. Também são analisadas a adoção de meias decompressãoeoutrasmedidasparaalíviododesconforto.
Cirurgia – Quando não há eficácia nos tratamentos não invasivos, a cirurgiapodeserindicadapelomédicoespecialista.Sãováriosostiposdeprocedimentosquevãodesdeaaplicaçãodeinjeções,cirurgiaalaser,radiofrequência, microcirurgia de varizes e até a remoção da veia safena noscasosmaisgraves.