O anúncio aconteceu nesta manhã, no auditório da Desenbahia; após o anúncio, Camardelli falou sobre os desafios e celebrou a representatividade feminina no órgão
Por Tácio Caldas
Nesta quinta-feira (22) Bárbara Camardelli foi anunciada pelo governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT) como comandante da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e se tornou a 1ª mulher a assumir o cargo na história do órgão. Após a cerimônia, Camardelli falou sobre os desafios que terá pela frente.
“O principal desafio realmente reside na construção do novo. Nós temos muitos desafios em termos de sociedade, atendimento, de políticas de demanda, de saneamento, alimentação, saúde e segurança pública e a procuradoria fica na construção do como fazer isso. Pensa-se a política e nós damos a legalidade, o formato jurídico para que seja viabilizado”, esclareceu Bárbara.
A procuradora ainda afirmou que é necessário diminuir o grau de disputas jurídicas que envolvem o Estado em suas mais diversas áreas de atuação. Segundo ela este é outro desafio que será enfrentado em sua gestão.
“O grau de litigio hoje é muito alto, seja na área da saúde, seja nas partes das estruturas e nas políticas de estado. Nós precisamos trazer soluções novas, de conciliação, de composição, para tentar fazer com que o Estado se apresente, não como um opositor, mas realmente como uma administração e os seus administrados”, explicou a Camardelli.
A nova gestora da PGE comemorou o fator representatividade feminina dentro da instituição, já que ela se tornou a 1ª mulher a assumir o cargo ao longo dos 56 anos de história do órgão.
“Olhe que a procuradoria é um órgão com muita representatividade feminina, mas não havíamos chegando ainda nesse alto cargo. Acho que isso também é uma felicidade, demonstra uma evolução da casa, que nós estávamos realmente preparados para termos isso”, afirmou Bárbara Camardelli.
Foto: Tácio Caldas/Bahia Econômica