Segundo dados da pesquisa da Pollis Estratégia, em parceria com o curso de Administração da Unijorge 66% dos soteropolitanos vão às compras para garantir a alegria de amigos e familiares. O levantamento indica ainda que 39% dos clientes vão escolher os shoppings centers para fazer as compras.
Edson Piaggio, presidente da Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce) na Bahia, diz que a previsão é boa e estimula o setor: “Estamos otimistas para esse Natal e a nossa expectativa é de crescimento em 15% nas vendas em relação ao que foi registrado no ano passado”, afirma em entrevista ao Jornal Correio.
Para as lojas de rua, destino de 22% dos soteropolitanos, a estimativa é idêntica. Paulo Motta, presidente do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas) acredita no crescimento de 15% nas vendas. “Há um ambiente favorável e as vendas devem crescer em média 15% em relação a 2021. Os bens não duráveis, como os vestuários, são os mais procurados”.
Confirmado a previsão do presidente do Sindilojas, a Pollis Estratégia também revela a preferência por roupas e sapatos que, juntos, representam 25% dos presentes procurados no período natalino em Salvador. As lembranças baratinhas ficam com 20%, enquanto brinquedos e artigos infantis têm 12% e cosméticos e perfumaria, 11% da preferência dos consumidores.
A presença das lembrancinhas entre os mais procurados mostra a restrição no orçamento dos baianos. “Como tenho o costume de dar presente a várias pessoas, tem que ter a estratégia da economia. Bato perna na Avenida Sete e sempre focando nesses presentinhos legais que são baratos também”, afirma Juliette. ( Correio)