Depois de percorrer quase três mil quilômetros em 2017, entre as cidades Morro do Chapéu, Santo Antônio de Jesus, Canudos, Correntina e Itacaré, o projeto Cine Trans Territorial, que leva o cinema LGBTQIAPN+ para todos os cantos da Bahia, promove a sua segunda edição entre os dias 13 de janeiro e 03 de março de 2023. Dessa vez, as cidades: Seabra, no Centro Baiano, Formosa do Rio Preto, no Oeste; Curaçá, no Norte; Jandaíra, no Leste, e Mucuri, no Extremo Sul Baiano foram as contempladas, atravessando cerca de 4 mil quilômetros por toda Bahia.
O Cine Trans Territorial é um projeto itinerante de Cinema Independente, focado na formação em Cinema e Audiovisual de pessoas LGBTTQIA. A iniciativa integra atividades de formação, produção e exibição de narrativas audiovisuais realizadas junto às comunidades LGBTQIAPN+ dos diversos territórios geográficos e de identidade da Bahia.
O projeto permanece por 8 (oito) dias em cada um desses municípios, promovendo uma série de práticas formativas e de mobilização, através de projeções públicas e oficinas gratuitas de realização audiovisual.
As inscrições para a mostra de filmes de curtas metragem de até 20 minutos serão iniciadas na próxima quarta-feira (21); e para participação nas oficinas e atividades do Cine Trans Territorial a partir do dia 28 de dezembro, através das redes sociais: www.instagram.com/cinetrans e https://www.facebook.com/cinetransterritorial, por meio das quais é possível, ainda, obter mais informações.
A II edição do Cine Trans Territorial é uma produção da “Mulher de Bigode Filmes”, com o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura do Estado – Secult-BA, Fundo de Cultura e Secretaria da Fazenda.
Fotos: Mulher de Bigode Filmes