Após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar por unanimidade dois imunizantes contra a covid-19, a bivalente BA.1 e a bivalente BA.4/BA.5, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou que as doses chegarão em breve ao país.“
Com aprovação da Anvisa para uso emergencial da versão bivalente da vacina da Pfizer, teremos mais um imunizante à disposição no combate à doença”, disse Queiroga.
Aprovação na Anvisa
A diretora do órgão, Meiruze Freitas, e os outros três diretores, Daniel Pereira, Rômison Mota e Alex Campos, além do diretor-presidente, Antonio Barra Torres, deram parecer favorável para as vacinas bivalentes na noite desta terça-feira, 22. Os imunizantes também foram aprovadas nos Estados Unidos e na União Europeia.
Com proteção contra a cepa original e contra subvariantes da ômicron, a nova vacina é aprovada em um momento de alta no número de casos da doença no Brasil justamente pelo surgimento de novas variantes. Os novos imunizantes da Pfizer servirão de dose de reforço para as pessoas acima de 12 anos e sua autorização é para uso emergencial, embora a Anvisa reforce a importância de aplicar também as vacinas monovalentes, que estão disponíveis para uso imediato nos postos de saúde.