Anitta foi nomeada, nesta terça-feira (15) para a categoria de “Best New Artist” (artista revelação) no Grammy 2023. Esta é a primeira vez que um artista brasileiro é indicado nesta categoria.
A carioca alcançou os palcos internacionais com hit “Envolver”, que alcançou o Top1 Global do Spotify, feito que também era inédito para brasileiros. A premiação acontece no dia 5 de fevereiro.
Nas redes sociais, a artista compartilhou o anúncio da conquista, agradeceu e comemorou. “Uau! Uau Uau Uau … nunca na vida eu imaginaria esse momento chegando. Eu sou do Brasil galera… quer dizer… uau! Obrigado, obrigado, obrigado… grata para sempre. Ganhar ou perder esta é a maior conquista que eu poderia imaginar. Muito amor por todos os outros indicados fazendo história.”
É a 22ª indicação brasileira para o maior prêmio da música. As últimas aconteceram em 2020 nas categorias Melhor Arranjo Instrumental com Acompanhamento de Voz, com Diego Figueiredo, e Melhor Álbum de Jazz Latino, com “Sorte!”, de Thalma de Freitas, porém ambos não ganharam.
Concorrendo com a cantora estão Omar Apollo, Domi &JD Beck, Muni Long, Samara Joy, Latto, Tobe Nwigwe, Molly Tuttle, Wet Leg e a banda de rock italiana Maneskin.
A última vez em que um artista brasileiro ganhou um Grammy foi em 2017, com Eliane Elias na categoria Melhor Álbum de Jazz Latino, com “Dance of Time”.