domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.0557 Dólar 5.8319

CÂMARA: PEDIDO DE VISTA NÃO DERRUBA LIMINAR E HAVERÁ NOVA ELEIÇÃO, DIZ TINOCO

Redação - 10/11/2022 17:14 - Atualizado 10/11/2022

O vereador Claudio Tinoco (União Brasil) enfatizou nesta quinta-feira (10) que o pedido de vista do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), não suspende a decisão liminar anterior do ministro Kassio Nunes Marques que determinou nova eleição para a Mesa Diretora do Legislativo soteropolitano.

“A decisão do ministro Nunes Marques é cristalina, ao suspender os efeitos da eleição para a Mesa Diretora feita em março e ordenar a realização de um novo pleito. Decisão judicial não se contesta; se cumpre”, declarou Tinoco.

Na decisão, Nunes Marques lembrou o entendimento do STF sobre o tema, pela constitucionalidade da reeleição sucessiva apenas uma vez para o mesmo cargo nas Mesas Diretoras das Casas Legislativas. Na Câmara de Salvador, Geraldo Júnior (MDB) se elegeu para um terceiro mandato como presidente, em desrespeito ao que já decidiu a Corte.

Tinoco lembrou da recente decisão da Justiça que suspendeu a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Guanambi, no Sudoeste da Bahia. A eleição reconduziu o vereador Zaqueu Rodrigues para um terceiro mandato consecutivo na presidência da Casa. Contudo, a Justiça levou em consideração a jurisprudência do STF e barrou a reeleição de Zaqueu.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.