Na próxima semana será o Dia Mundial do Diabetes, portanto saibam quais cuidados devem ser tomados para combater a doença.
* Por Tácio Caldas
Daqui a exatas uma semana será celebrado o Dia Mundial do Diabetes, uma condição clínica causada pelo excesso de glicose no sangue.
A data representa uma chance de conscientização da população para a prevenção e cuidados com o diabetes, afinal, muitas pessoas vivem com o problema e não sabem.
De acordo com com último levantamento da Federação Internacional de Diabetes, divulgado em 2019, esta é uma doença atinge 16,5 milhões de brasileiros.
Esta doença é diagnosticada através de um exame de sangue que mostra se há alteração na taxa de glicemia, mas é preciso ter um maior aprofundamento nos exames com outros dois testes.
A endocrinologista e diretora médica do Leme, Dra. Marla Cruz, explica como eles funcionam. “A hemoglobina glicada é a média da glicemia nos últimos 3 meses, já no teste oral de tolerância à glicose, o paciente ingere uma quantidade de açúcar para vermos a resposta dessa sobrecarga com a glicemia”, afirmou a especialista.
O diabetes é uma doença que é subdividida em dois tipos. A genética (tipo 1) e a que é adquirida ao longo da vida (tipo 2).
O tipo 1 é uma doença autoimune tratada com uso de insulina, planejamento alimentar e atividades físicas para controlar o nível de glicose no sangue. Já o tipo 2 é definido quando o organismo não consegue usar devidamente a insulina que produz ou a produção é insuficiente.
Neste último caso, a doença pode ser controlada com atividade física e planejamento alimentar, mas, por vezes é necessário o uso de insulina e/ou outros medicamentos orais.
* Sob supervisão do Jornalista João Almeida
Foto: Divulgação