Os pequenos produtores e alguns funcionários do Parque da Matinha aprenderam técnicas de tratoristas, olericultura e apicultura.
A prefeitura do município realizou, na última semana, uma série de cursos em parceria com o Sindicato Rural e o Senar. Na Agrovila Catolé, por exemplo, 15 famílias foram beneficiadas com informações sobre o plantio, cultivo, manutenção e preservação de hortaliças.
Entre os aprendizados estava a produção de pesticidas orgânicos que, além de não contaminarem o alimento, não prejudicam o solo e a água, preservam os nutrientes e o sabor do produto. O grupo aprendeu, também, as principais diferenças da agricultura orgânica em relação à convencional, que utiliza adubos e defensivos e industrializados.
Outros locais que também contaram com a presença de pessoas e passaram por atividades do curso foram o Parque de Exposições e o Parque da Matinha.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Felizdênio Xavier, a capacitação dos homens e das mulheres do campo traz benefícios na produção, na renda e oferece outra opções para que as pessoas que buscam emprego na cidade.
“Ao final de cada treinamento é possível observar a satisfação dos participantes ao verem que com sua própria produção pode ser transformada em produtos de qualidade de forma totalmente acessível’’, disse o Xavier.
Foto: Reprodução