Três praias no litoral baiano tiveram os selos internacionais Bandeira Azul renovados pela ONG dinamarquesa Foundation For Environmental Education (FEE) para a temporada 2022-2023.
São elas: Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe, na Ilha dos Frades, em Salvador, e Guarajuba e Itacimirim, em Camaçari, na região metropolitana da capital baiana. Estas duas últimas têm a qualidade das águas analisada pela Cetrel, empresa ambiental baiana com mais de 40 anos de expertise no mercado.
Para que as praias possam receber o selo de certificação é necessário verificar os parâmetros microbiológicos e físico-químicos da água. Valdo Pontes, gerente do Laboratório da Cetrel, destaca que essa avaliação é realizada quinzenalmente. “Dentre os critérios obrigatórios para obter o Bandeira Azul está a análise da qualidade da água, avaliando os parâmetros microbiológicos Escherichia coli e Enterococos, que devem apresentar resultados excelentes, não bastando apenas ser considerada como própria. Monitoramos também os parâmetros físico-químicos, como pH (que deve estar em uma faixa entre 6 – 9), óleos e materiais flutuantes”, informa ele, salientando que, para obter o selo, é preciso que a praia apresente um percentual de 95% de atendimento aos limites de excelência na qualidade da água.
O gestor ainda destaca que os laboratórios da Cetrel realizam as avaliações nas praias de Guarajuba e Itacimirim desde 2018. Até o momento, já foram mais de 390 amostras analisadas e publicadas, com cerca de 1950 ensaios realizados. “O Selo Bandeira Azul hasteada em uma praia mostra que estão assegurados os mais altos padrões de saúde, segurança, serviços, qualidade da água e educação ambiental e, nós da Cetrel, que somos uma empresa marcada pelo comprometimento com o meio ambiente, ficamos felizes em contribuição com essas certificações por meio da análise da qualidade da água dessas praias. Afinal, ter o Bandeira Azul é conquistar a maior premiação global dedicada a gestão de praias e marinas”, pontua.
O gerente de Relações Institucionais da Cetrel, Eduardo Fontoura, pontua também que este trabalho é fruto de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Camaçari, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur). “Como resultado desta aliança, podemos oferecer aos banhistas a certeza de que estão se banhando em praias que têm suas águas avaliadas, de forma rigorosa, para garantir a segurança de todos”, afirma.