Os quatro candidatos à presidência da República melhor avaliados nas pesquisas eleitorais já investiram mais de R$3,3 milhões em anúncios no Google e Youtube direcionados ao Nordeste.
O candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL) é o que mais gastou proporcionalmente na região até o momento, utilizando 32,5% do total investido em anúncios. Já Lula (PT) é o que menos investiu: 23,5% do total.
Ainda de acordo com os dados analisados pela Agência Tatu, Bolsonaro dedicou um total de R$878 mil reais em 133 anúncios para o Nordeste. Já Lula investiu na região R$1,3 milhão em 1.534 anúncios. Ciro Gomes gastou, em todo o país, R$2.854.000, mas direcionou 30,1% para o Nordeste; enquanto Simone Tebet, 25,3% dos R$954.5 mil.
As informações foram divulgadas pelo Google e compreendem o período de campanha eleitoral, iniciado em 16 de agosto, até esta terça-feira (27).
Em números absolutos, o maior valor investido é o do candidato Lula com R$1,3 milhão. Na sequência aparece Bolsonaro com R$ 878 mil, Ciro Gomes com R$861 mil e Simone Tebet com R$241 mil reais. Os maiores valores foram distribuídos entre os estados com mais eleitores, que são Bahia, Pernambuco e Ceará.
Ranking dos gastos dos candidatos com anúncios no Google e Youtube
Veja abaixo os gastos de cada candidato no Nordeste e em todo país com impulsionamentos no Google entre 16 de agosto e 27 de setembro:
• Lula (PT): R$ 1.331.000 (NE) – R$ 5.651.000 (BR)
• Bolsonaro (PL): R$ 878.000 (NE) – R$ 2.695.000 (BR)
• Ciro Gomes (PDT): R$ 861.500 (NE) – R$ 2.854.000 (BR)
• Simone Tebet (MDB): R$ 241.500 (NE) – R$ 954.500 (BR)