O governador Rui Costa (PT), a possibilidade de integração do sistema de transporte público da Região Metropolitana com o de Salvador não ocorre por ‘problemas políticos’.
De acordo com o gestor, a integração entre regiões metropolitanas e capitais é uma realidade em outros estados, como em Pernambuco, e que espera em um futuro próximo, uma ‘revisão da gestão do transporte municipal’, para que isso seja possível. A declaração foi dada durante viagem teste do Tramo 3 da Linha 1 do Metrô Salvador-Lauro de Freitas.
“O que nós estamos fazendo, com esse ônibus elétrico, é trazendo o sistema de ônibus da metropolitano para o padrão o metrô, porque hoje os passageiros sentem um desvio gigantesco quando entram no ônibus e vão para o metrô. O que estamos trazendo e um padrão da qualidade equivalente com um ônibus eletríco, wi-fi, com ar, mas isso nosso planejamento é que o próximo governador estenda isso e substitua toda a frota metropolitana, inicialmente, pelos ônibus elétricos”, disse o governador.
“E, quem sabe no futuro, com uma revisão de gestão do transporte municipal, a gente possa integrar esse sistema. Algumas regiões metropolitanas, como a de Recife, a gestão do transporte público com outras regiões já está integrada, aqui, por problemas políticos, ainda não, mas esperamos que, no futuro próximo, os gestores melhorem e modernizem suas visões e possamos fazer uma gestão integrada.”, completou.