De acordo com o secretário de Infraestrutura do Estado da Bahia, Marcus Cavalcanti, a primeira etapa da Ponte que irá ligar Salvador à Itaparica deve ficar pronta em 40 dias.
O secretário, que está presente, nesta segunda (26), na viagem teste do tramo 3 da linha 1 do metrô, explicou que essa primeira fase envolve o serviço de dragagem do acesso para a capital baiana. Após concluída essa fase, a segunda parte será a fundação.
“O consórcio está terminado agora, no mês de outubro, o projeto da dragagem do novo canal de acesso para Salvador. E assim que ele terminar, nós vamos começar no mês seguinte, no mais tardar em 40 dias, a dragagem. Essa etapa é um pré-requisito para que a gente venha a fazer as obras da fundação da Ponte Salvador-Itaparica”, disse o secretário.
O titular da Infraestrutura também revelou preocupação com os altos preços da construção civil e os impactos para o projeto da ponte. “Estamos numa discussão com a Agência Nacional de Transportes Terrestres, que abriu consulta sobre como avaliar os impactos ao aumento exagerado dos custos da construção civil, em função da pandemia e da Guerra da Ucrânia. Espero que não tenhamos outro fator que leve a desorganização no preço daquilo que é necessário para essa infraestrutura [da Ponte Salvador-Itaparica]. O petróleo caiu semanada passada, minério de ferro também. Então talvez não tenhamos o mesmo resultado pré-pandemia, mas possamos chegar até um patamar mais reduzido”, acrescentou.