Mais um dos casarões históricos do Santo Antônio Além do Carmo está sob ameaça de desabamento.
O sobrado de dois andares localizado na Rua Direita, ao lado da Fundação Aleixo Belov, é possivelmente datado do século 19 e não é o primeiro a ficar em estado de deterioração. O edifício faz parte da área tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), denominada de Conjunto Arquitetônico, Paisagístico e Urbanístico do Centro Histórico de Salvador.
Em resposta, o Iphan informou que o edifício possui dois proprietários (térreo e andar superior) e que atualmente estão em curso processos para aplicação de sanções administrativas e aplicação de multa a ambos em razão do estado de conservação. Além disso, o Instituto informa que vem acompanhando a situação do imóvel junto à Defesa Civil.
O Iphan ressalta ainda que a edificação já foi vistoriada pelos órgãos, tendo-se verificado o desabamento de sua cobertura. O instituto afirma que mesmo que tenha ocorrido o desabamento parcial desses elementos, parte do imóvel ainda é preservado em suas características arquitetônicas, sendo passível de recomposição.