O documentário “Maria – Ninguém sabe quem sou eu”, sobre a cantora Maria Bethânia, fez uma boa semana de estreia nos cinemas brasileiros. Dirigido pelo jornalista Carlos Jardim, que também assina o roteiro, o filme teve 8 mil espectadores entre o seu lançamento, no último dia 31, e o feriado de 7 de setembro. A informação é da coluna Radar, da revista Veja.
Ao todo, 32 salas exibem o documentário, no qual Bethânia dá um relato inédito sobre momentos importantes dos seus 57 anos de carreira completados em 2022. O filme tem a participação da atriz Fernanda Montenegro, que empresta a voz para a leitura de textos de Ferreira Gullar e Caio Fernando Abreu sobre a cantora. A obra traz ainda imagens de arquivo e cenas raras gravadas durante ensaios.
O filme é resultado de uma parceria entre Globo Filmes, GloboNews, Canal Brasil, Turbilhão de Ideias e Noticiarte Produções. A produção comemorou os números de audiência, dado que o gênero documentário não é o preferido do público e o cinema nacional ainda pena para atrair público no pós-pandemia.
Como comparação, o filme americano de ficção “Era uma vez um gênio”, com Idris Elba e Tilda Swinton, fez 31.500 espectadores em 370 salas no mesmo período, uma média de 85 espectadores por sala contra 250 do documentário sobre a cantora.