Imagine poder pagar suas despesas no exterior, sem usar cartão de crédito internacional,
e fazer isso através de um PIX. Pois bem, esse tipo de transação, impensável atualmente, está em testes e pode unir mais de 60 países, inclusive o Brasil, sistema Nexus, o “Pix Internacional”.
O sistema vai permitir transações entre diferentes nações e moedas em até um minuto. O sistema está sendo desenvolvido dentro do hub de inovação do Bank Of International Settlements (BIS), conhecido como “o banco central dos bancos centrais”, com sede em Basiléia, na Suíça. A ideia é integrar todos os países que já contam com algum sistema instantâneo de pagamento e transferência, como o Pix.
O desenvolvimento do Nexus está atualmente na fase de prova de conceito, com testes entre sistemas de pagamento da Malásia, de Cingapura e da Zona do Euro, por meio do Banco da Itália. O Banco Central brasileiro participa como observador. Mas o nosso BC pensa em duas formas para montar um projeto de Pix Internacional. A primeira seria com acordos bilaterais entre países e a segunda, com os arranjos multilaterais, como é o caso do Nexus.
“Há claramente um esforço internacional de melhorar os pagamentos transfronteiriços, porque hoje existe um processo de pagamento internacional que geralmente é custoso, tem algumas questões em termos de rastreabilidade, de onde o pagamento está e quando vai chegar. Não são pagamentos intuitivos, fáceis, rápidos”, diz Carlos Eduardo Brandt, chefe adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro. Com informações de O Globo.