quarta, 15 de janeiro de 2025
Euro 6.2972 Dólar 6.0979

BOLSONARO REDUZ VANTAGEM DE LULA PELA METADE EM QUATRO MESES, DIZ DATAFOLHA

Redação - 10/09/2022 07:00


A nova pesquisa Datafolha, divulgada ontem, confirma que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança da disputa pela Presidência, mas aponta tanto para uma tendência de redução lenta de sua distância em relação a Jair Bolsonaro (PL) quanto para uma redução das chances de o petista vencer a disputa já no primeiro turno.
Com os mesmos 45% das intenções de votos do levantamento anterior, Lula agora está 11 pontos à frente de Bolsonaro, que marca 34%. O presidente oscilou positivamente dentro da margem de erro, mas vem acumulando crescimento quando se olha a série de levantamentos: a diferença era quase o dobro (21 pontos) há quatro meses.

A pesquisa foi feita ontem e anteontem, ou seja, inteiramente após os atos do dia 7 de Setembro que propiciaram ampla visibilidade a Bolsonaro. Os números indicam que não houve impacto imediato da manifestação, marcada por faixas e discursos antidemocráticos, na opinião dos eleitores. Transformados em mobilizações de campanha, os atos geraram questionamentos na Justiça contra o presidente, acusado por rivais de abuso de poder político e econômico.

O índice de rejeição de Lula e Bolsonaro permaneceu o mesmo. Entre os entrevistados, 51% afirmam que não votam de forma alguma no candidato do PL, contra 52% no último levantamento. Já Lula marcou novamente 39% de rejeição. Também não houve mudança na avaliação do governo federal: 31% consideram a gestão do presidente ótima ou boa, e 42% a avaliam como ruim ou péssima, mesmos índices do levantamento anterior. Além disso, os mesmos 50% dizem nunca confiar no que é dito pelo presidente.

A oscilação positiva de Bolsonaro de dois pontos foi, em grande medida, puxada pelos eleitores mais jovens e pela classe média. O presidente cresceu sete pontos no estrato dos eleitores de 16 a 24 anos e oscilou positivamente três pontos entre eleitores de 25 anos a 34 anos (as duas faixas somadas representam 32% do eleitorado). Quando analisados os resultados por renda, foi entre os eleitores com renda mensal familiar de cinco a dez salários mínimos (8% do eleitorado) em que houve a principal movimentação: Bolsonaro cresceu nove pontos nesse estrato.

O Datafolha ouviu 2676 pessoas, em 191 municípios. Contratado pela TV Globo e pela “Folha de S.Paulo”, o levantamento foi registrada sob o número BR-07422/2022 no TSE.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.