O ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, pediu um novo encontro com o ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A intenção é indicar a necessidade de melhora da segurança do sistema eleitoral. O objetivo é continuar o diálogo e chegar a alguma convergência quanto ao teste de integridade das urnas, já que na avaliação dos militares, é o que realmente pode aumentar, e muito, a confiabilidade na exatidão do sistema.
Atualmente as urnas já são sorteadas e testadas, mas são levadas aos tribunais regionais. Os militares que compõem a Comissão de Transparência defendem que sejam feitas nas próprias sessões eleitorais, com a participação dos cidadãos. Na terça-feira (23), os dois debateram a possibilidade de a Justiça Eleitoral acatar as sugestões dos militares referentes a mudanças no teste.
Desde junho a Justiça Eleitoral e o Ministério da Defesa têm trocado ofícios sobre questionamentos feitos pelas Forças Armadas a respeito do sistema de votação brasileiro.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil