As vendas em shoppings centers, em todo o Brasil, cresceram 38,2% no segundo trimestre de 2022 em comparação com o mesmo período de 2021. Já na comparação com o mesmo intervalo de 2019 (período anterior à pandemia), a expansão ficou em 4,3%. Os dados são Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) com base em levantamentos do Índice Cielo de Varejo em Shopping Centers (ICVS).
A pesquisa apontou que o aumento no volume da atividade foi impulsionado pela volta do público. O fluxo de pessoas nos centros de compra foi 58,7% maior no segundo trimestre de 2022 ante o mesmo intervalo de 2021. Ainda segundo este levantamento, os consumidores gastaram em média R$ 126,27, valor que representa uma estabilidade em relação a janeiro a março deste ano, quando o desembolso médio foi de R$ 126,09.
O presidente da Abrasce, Glauco Humai, avaliou que os resultados do ano são a confirmação de que o segmento não está apenas se recuperando dos danos causados pelo fechamento de atividades durante as duas primeiras ondas da Covid-19, mas entrando em uma rota de avanço sustentável. “A nossa expectativa é de que o aumento nas vendas no setor será gradual e contínuo no segundo semestre de 2022, alavancado, ainda, por datas comemorativas como o Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal”, concluiu o executivo. Fonte: CNN Brasil
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil