sábado, 23 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

TECNOLOGIA 5G CHEGA A MAIS TRÊS CAPITAIS HOJE; VEJA LISTA

Redação - 16/08/2022 07:38

5G chega a mais três capitais. Dos 81 celulares homologados, 59 acessam a rede pura; veja listaRede 5G pura está disponível em João Pessoa, Porto Alegre e Belo Horizonte, Brasília e São Paulo no início de agosto Freepik. A quinta geração de telefonia celular chega nesta terça-feira a mais três capitais do país: Curitiba, Goiânia e Salvador. Mas, quem pensa em trocar de aparelho para desfrutar todas as possibilidades do novo 5G precisa estar atento.Isso porque nem todos os celulares anunciados como 5G conseguem funcionar no 5G puro, chamado tecnicamente de standalone ou SA, que alcança as maiores velocidades disponíveis.

O 5G standalone, já disponível também em Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, João Pessoa e São Paulo, pode chegar a velocidade superior a 1 gigabit por segundo (Gbps) no auge. De acordo com a Anatel, há atualmente 81 modelos habilitados para o 5G. Mas só 59 desses smartphones estão aptos à rede standalone. Além do 5G standalone (SA), há outras duas redes em operação no Brasil que são classificadas como non standalone (NSA). A mais popular é o 5G DSS, que usa frequências 4G e antenas 5G. Há ainda uma outra rede que é chamada de NSA, que usa antenas 5G e centrais de rede 4G.

A diferença entre a rede SA e DSS está na velocidade. Enquanto a rede SA vem registrando velocidade média de conexão entre 300 megabit por segundo (Mbps) e 400 Mbps nas cidades onde já está disponível, o 5G DSS tem velocidade que, na média, oscila entre 40 Mbps e 60 Mbps. O 4G atual pode ter velocidade de 20 Mbps a 40 Mbps, mas os números podem variar a depender da cidade e da quantidade de pessoas conectadas ao mesmo tempo. Especialistas lembram que entre as redes SA e NSA, a diferença é a latência (tempo de resposta). Na rede pura, essa latência é bem mais rápida.

Assim, para quem quer desfrutar o máximo possível da tecnologia de quinta geração nas capitais em que a tecnologia já está disponível, não basta comprar um aparelho que se anuncie com 5G, é preciso ter certeza de que se trata de um modelo compatível com a rede standalone (SA).Os modelos habilitados a operar na rede standalone são capazes de rodar em todas as outras frequências, como o 5G non standalone (NSA). Os modelos NSA não são capazes de operar na rede pura da quinta geração. Todos os modelos 5G continuam capazes de operar em 4G, 3G e 2G.

Mas, para saber os que estão aptos ao SA, é preciso fazer um filtro na busca em “modo de operação”, selecionando “ambos”. É possível fazer uma busca também por fabricantes. Nos resultados da busca, porém, aparecem o número do modelo, mas nem sempre o nome comercial dos aparelhos. Confira, abaixo, os modelos 5G puro das principais fabricantes.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.