terça, 30 de abril de 2024
Euro 5.5476 Dólar 5.1924

A ESTRATÉGIA DE CIRO GOMES E A POSSIBILIDADE DE SURGIR UM TERTIUS NA ELEIÇÃO DE 2022

Redação - 18/07/2022 10:06 - Atualizado 18/07/2022

Em toda polarização há o risco de surgir um tertius, um terceiro na disputa de dois. E é nessa possibilidade que Ciro Gomes apoia todas as suas fichas. A ascensão desse terceiro, que nada tem a ver com a famigerada terceira via, não depende dos pontos que ele apresenta nas pesquisas eleitorais, nem dos apoios partidários que obteve, tampouco do vice que vai escolher. A ascensão depende apenas de um golpe de sorte ou, o que soe acontecer com mais frequência, do cansaço do eleitor com a guerra entre dois polos políticos.

Não será fácil para Ciro, pois, segundo o DataFolha,  70% dos brasileiros já definiram em quem vão votar, além disso, as medidas econômicas adotadas por Jair Bolsonaro vão no sentido de fortalecer sua posição e garantir um segundo turno entre ele e Lula. Apesar disso, existe 30% de eleitores que não querem nem Lula nem Bolsonaro e qualquer fato extraordinário ou uma luta política excessivamente violenta pode fazer uma parcela do eleitorado pender para outro candidato.

Além disso, a taxa de rejeição de Jair Bolsonaro é muito alta e qualquer ação fora do script –  do tipo forçar a quebra institucional ou estimular claramente o golpe de Estado, algo que pode acontecer no esperado 7 de Setembro – pode assustar a parcela da população que anseia pela paz e pela volta da normalidade institucional. É nisso que Ciro aposta e não é por outro motivo que sua campanha desanca Bolsonaro, mas também ataca fortemente Lula, na avaliação correta de que é mais fácil destronar o Presidente e chegar ao segundo turno com Lula, do que o contrário.

O problema é que isso tem ser feito na base da sintonia fina e Ciro precisa falar mais diretamente ao eleitorado que não quer Lula nem Bolsonaro, mas isso tem de ser feito não no mesmo tom de guerra política, mas no tom de um tertius, alguém que oferece ao povo algo diferente dessa polarização que está gerando gritaria, violência e ataque às instituições

Tancredo Neves dizia que a política se move tão rapidamente quanto as nuvens, por isso, não creia o leitor que tudo já está definido, afinal, muita água ainda vai rolar nesse rio político. Essa é a razão para Ciro Gomes manter sua candidatura.  (EP – 18/07/2022)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.