Com menos de 24 horas restando para o UFC 225, a luta principal do evento seguia cercada de mistério e indecisão. Tudo porque o cubano Yoel Romero, que deveria desafiar Robert Whittaker pelo cinturão dos pesos-médios do Ultimate, não bateu o limite de peso da categoria por 0,2 libras, ou cerca de 100g. A lógica é que, se houver luta apesar da falha, o título não esteja em jogo. Romero, contudo, não concorda com esta ideia.
Após a pesagem cerimonial do UFC 225 e de uma conversa e aperto de mão com o atual campeão, Yoel Romero culpou a comissão atlética do estado de Illinois, responsável pela regulamentação do evento em Chicago, por não ter conseguido cortar o pouco peso que restava para confirmar a luta pelo cinturão.
– Sempre digo que, quando tenho uma situação, não dou desculpas. Sigo adiante e só digo o que realmente aconteceu. Fiquei com um pouquinho mais de peso, mas não foi minha culpa, podia ter batido normalmente. O erro foi feito pela Comissão. Me deram duas horas para bater o peso, mas com 45 minutos cortando o peso, me tiraram. Então fiquei com 0,2lb (cerca de 90g) por perder. Faltava 1h15m para poder cortar, mas tomaram a decisão que eu não poderia mais perder peso. Se me dessem as duas horas, eu bateria o peso – declarou o cubano à imprensa presente ao United Center.
Romero, contudo, não conseguiu explicar porque demorou mais uma hora para chegar ao salão onde acontecia a pesagem – ele só reapareceu no local após uma hora e 45 minutos de tempo extra para bater o peso. Apesar disso, o cubano está convencido que não deve ser penalizado por um erro que, segundo ele, foi da Comissão Atlética, e insiste em lutar pelo título neste sábado.
– Quero lutar pelo título. Quero lutar pelo título. É isso que quero. A decisão não é minha, é deles. Eu só tenho que conversar com meus empresários. Eles é que vão decidir. Eu vim aqui, estava fazendo meu trabalho, e a Comissão interrompeu meu trabalho. Meu trabalho era bater o peso para lutar pelo título mundial. A comissão veio e impediu isso. Eles têm de conversar entre eles – disse.
Da parte do presidente do UFC, Dana White, porém, já está tudo resolvido:
– A luta está de pé! Está tudo bem. Serão cinco rounds, claro. Ele estava 0,2lb acima. Vai ser uma luta de cinco rounds, seguimos adiante como sempre. Sempre que alguém não bate peso, você negocia o que os caras querem. Whittaker está sendo incrível em todo esse processo, está tudo bem – garantiu White, também confirmando que não haveria título em jogo.
O presidente do Ultimate também especulou que Yoel Romero poderia subir ao peso-meio-pesado (até 93kg) em sua próxima luta e enfrentar o desafiante número 1, posição atualmente ocupada por Alexander Gustafsson. O cubano, no entanto, disse que seu peso normal é 95,3kg e que seria “muito pequeno” para competir na categoria.
Da sua parte, o campeão Robert Whittaker se mostrou indiferente às negociações entre Romero e o UFC. Ele afirmou que ainda havia uma discussão em jogo, mas garantiu que só queria lutar contra o cubano no sábado.
– Faltou um pouco de profissionalismo, mas isso não impacta o que eu tenho que fazer. Eu tenho que bater o peso, tenho que me reidratar e tenho de me preparar para a luta amanhã (sábado). Não posso parar de fazer isso para me preocupar com outra pessoa. O que vai acontecer, não tenho certeza ainda. Meu time ainda está conversando com o time dele, e o time dele está falando com o UFC. Não tenho certeza de que estipulações serão feitas, mas minha parte é reidratar e me preparar para lutar uma luta de 25 minutos. Eu vim aqui para lutar. Isso não mudou nem um pouco. O que está acontecendo com Yoel e seu peso e seu córner, sua discussão com o UFC, não me afeta. Meu trabalho ainda está acontecendo – afirmou Whittaker.
O Combate transmite o UFC 225 neste sábado ao vivo, na íntegra e com exclusividade a partir das 19h (de Brasília). O Combate.com transmite as duas primeiras lutas do card preliminar em vídeo, e acompanha o restante do evento em Tempo Real. Você pode assistir a esse evento pelo Combate na TV ou no Combate Play via internet e aplicativo. Acesse assinecombate.globo.com e saiba mais.
UFC 225
9 de junho de 2018, em Chicago (EUA)
CARD PRINCIPAL (23h, horário de Brasília):
Peso-médio: Robert Whittaker x Yoel Romero
Peso-meio-médio: Rafael dos Anjos x Colby Covington
Peso-pena: Holly Holm x Megan Anderson
Peso-pesado: Andrei Arlovski x Tai Tuivasa
Peso-meio-médio: Mike Jackson x CM Punk
CARD PRELIMINAR (19h15, horário de Brasília):
Peso-pesado: Alistair Overeem x Curtis Blaydes
Peso-palha: Cláudia Gadelha x Carla Esparza
Peso-pena: Ricardo Lamas x Mirsad Bektic
Peso-pesado: Rashad Coulter x Chris de la Rocha
Peso-meio-pesado: Rashad Evans x Anthony Smith
Peso-mosca: Joseph Benavidez x Sergio Pettis
Peso-leve: Clay Guida x Charles do Bronx
Peso-pena: Mike Santiago x Dan Ige