O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), diz que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que amplia benefícios sociais às vésperas da eleição vai ser votada na próxima terça-feira (11) na Casa. “Vai aprovar na terça”, disse Lira ao Blog da Andréia Sadi nesta sexta-feira (8)
O texto, batizado de PEC Kamikaze por conta do impacto nas contas públicas, foi aprovado no Senado e depende da aprovação da Câmara dos Deputados para entrar em vigor. A votação chegou a ser marcada para a quinta (7), mas, após uma série de medidas para acelerá-la, acabou adiada por conta do baixo quórum. Havia 427 dos 513 na Casa e o texto precisaria de 308 votos para ser aprovado.
Embora critique a PEC, a oposição ao governo Bolsonaro resiste a votar contra ela por conta do desgaste eleitoral de se posicionar contra o aumento de benefícios sociais. Por isso, adotou como estratégia ganhar tempo para que ela tenha o menor impacto possível na campanha à reeleição de Bolsonaro – a estimativa deles é a proposta aumente o percentual de Bolsonaro nas pesquisas eleitorais em 3 a 4 pontos.
O Planalto e o QG da reeleição detectaram a estratégia e, por isso, acham que é a aprovação é uma questão de tempo. A rejeição dela, segundo um interlocutor do presidente, é “impossível e chance zero”.
Foto: Reprodução