Voltada a aulas de dança, percussão, rodas de conversa e a realização do seu tradicional Cortejo Pernambaiano, oficinas gratuitas de introdução ao Maracatu vai levar o som e a expressão cultural do maracatu para as ruas de Salvador.
As oficinas acontecerão de 8 de julho a 27 de agosto, no Instituto Federal da Bahia (IFBA), na Av. Araújo Pinho, Canela.
Tem como objetivo, valorizar, difundir e expandir a tradição cultural do maracatu. As atividades contemplam ainda uma palestra de abertura sobre a história e fundamentos do maracatu de baque virado.
Josy Garcia, fundadora e mestra do grupo, explicou que a oficina pretende manter viva a tradição cultural do maracatu, além de formar novas integrantes para o Grupo Maracatu Ventos de Ouro e Cortejo Pernambaiano.
“Essa é a nossa primeira turma presencial pós-pandemia e isso é muito significativo pra gente, porque mesmo continuando as atividades com as aulas virtuais, a energia de estarmos juntos ouvindo e tocando o som dos tambores é algo que só podemos sentir no encontro presencial” explica Josy Garcia.
SERVIÇO:
Oficinas de Introdução ao Maracatu
Opções: caixa, gonguê, agbê, alfaia e dança
Período: De 8 de julho a 27 de agosto, sempre aos sábados, das 15h30 às 18h
Local: Instituto Federal da Bahia – IFBA – Av. Araújo Pinho, nº39, Canela, Salvador – BA.
Roda de Conversas no Julho das Pretas: Nutricídio e Saúde do Povo Preto
25 de Julho (segunda), às 19h
Local: Instituto Federal da Bahia – IFBA – Av. Araújo Pinho, nº39, Canela, Salvador – BA.
Gratuito
Foto: Divulgação