terça, 22 de outubro de 2024
Euro 6.1805 Dólar 5.7345

TURISMO TEM PREJUÍZO DE MAIS DE MEIO TRILHÃO NA PANDEMIA, DIZ CNC

Redação - 14/06/2022 16:42

O turismo brasileiro acumula um prejuízo de R$ 515 bilhões desde o início da pandemia, aponta a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em dados divulgados nesta terça-feira (14). O levantamento tem como base a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A diferença entre a geração de receitas do setor e o seu potencial mensal registrou perda de R$ 6,3 bilhões. O presidente da CNC, José Roberto Tadros, destaca que, nos seis primeiros meses da pandemia, a queda abrupta das atividades turísticas levou o setor a eliminar empregos formais. O total foi de 526,5 mil, o equivalente a 15% da força de trabalho do segmento.

Apesar do panorama, o presidente diz que o momento é de recuperação econômica do setor. “A reação do turismo tem se traduzido na regeneração do mercado de trabalho formal nessas atividades. Desde maio do ano passado, os saldos mensais entre admissões e desligamentos se mostraram positivos”, diz Tadros, em nota.

As atividades turísticas estão próximas de igualar o faturamento pré-pandemia. De acordo com a análise da CNC, o volume de receitas do segmento, que apresentou queda de 3% em abril, deve restabelecer o nível registrado em fevereiro de 2020, no terceiro trimestre deste ano, encerrando 2022 com alta de 2,8% em relação a 2021.

 

Foto: Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.