A mineradora Yamana Gold, que atua na cidade de Jacobina, na região da Chapada Diamantina, foi vendida para o grupo sul-africano Gold Fields, mas os trâmites de compra e venda serão finalizados no 2º semestre de 2022.
Mesmo com a venda, a Gold Fields manterá as operações de Jacobina e sua presença em todas as regiões que atua, mantendo os compromissos com as comunidades, colaboradores e todas as partes interessadas.
De acordo com o Financial Times, a aquisição total das ações custou 6,7 bilhões de dólares (cerca de R$ 32,2 bilhões na cotação atual). O acordo criará uma mineradora com produção anual de ouro de cerca de 96,4 toneladas, superando a rival sul-africana AngloGold Ashanti para se tornar o quarto maior grupo de mineração de ouro do mundo, atrás de Newmont, Barrick e Agnico.
A Gold Fields Limited é uma produtora de ouro globalmente diversificada com nove minas em operação na Austrália, Chile, Gana, Peru e África do Sul, incluindo a Asanko Joint Venture em Gana. Fundada por Cecil Rhodes em 1887, a Gold Fields produz cerca de 68 toneladas de ouro por ano. Também está desenvolvendo seu principal projeto de crescimento, Salares Norte, no Chile. A Yamana, por sua vez, está focada nas Américas, com grandes unidades em Malartic em Quebec, Canadá, e El Peñón no Chile.
Com a fusão das duas companhias, a Gold Fields se torna uma produtora de ouro com maior vida útil e para a 4ª posição na produção do metal mundialmente. A Gold Fields pretende chegar em 2024 como a 3º maior produtora, sendo uma potência global da mineração do ouro.
foto divulgação